São Paulo do alto

Por Fabiana Novello

São Paulo vista do Mirante do Sesc Paulista

Senti falta de ar e um baque com o vento. Apoiei no corrimão e parei por alguns segundos. Pensei  “é só 17° andar e já estive em lugares bem mais altos”. Respirei, olhei devagar a minha volta para saber por onde ia andar e segui, com o medo mais ou menos controlado. Era um lindo domingo de Sol em São Paulo. Um dia quente apesar de ser inverno e eu estava no Mirante do Sesc Paulista.

Ali do alto vi a Paulista inteira. Num rompante de coragem encostei em uma mureta e vi mais um pouco da minha cidade. E por que não subir até o 18° andar? Subir os poucos degraus até o andar de cima talvez tenha sido o momento mais crítico. Escadas assim, em lugares abertos e altos me deixam tensa. Quem não tem medo de altura pode achar frescura ou exagero, mas quem teme até uma inofensiva escada rolante e elevadores panorâmicos sabe como é difícil. Mas valeu a pena. Relaxei, senti o Sol e apreciei o que dali São Paulo nos oferece.

Lembrei dos lugares em que já tinha visto São Paulo do alto, como o Terraço Itália e o Pico do Jaraguá. O Pico, aliás, é o ponto mais alto da cidade. Para que nunca foi, o acesso pode ser feito de carro pela Estrada Turística ou a pé pela Trilha do Pai Zé. Depois de chegar ao Mirante você pode encarar mais 246 degraus e chegar o topo. É de tirar o fôlego! Dali você vê as paisagens mais incríveis da cidade. Acredito até que quem acha São Paulo feia é capaz de reconhecer sua beleza a olhando dali.

Superar o medo e olhar São Paulo do alto é uma delícia. Como eu gosto! Nesses momentos sinto como se não fizesse parte dela. A altura me coloca como uma observadora apenas das cenas lá de baixo. E é incrível ver seu movimento e suas formas. É incrível tentar ver entre os prédios ou além deles procurando o seu horizonte. É incrível ver sua imensidão e procurar seus limites. É incrível perceber que por maior que ela seja ela é apenas mais um grãozinho nesse mundo. Um grãozinho especial demais.

Sobre fabiana novello

jornalista que gosta de lugares e histórias
Esse post foi publicado em Inverno, Lugares, São Paulo e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s