A delicadeza japonesa em São Paulo

Por Fabiana Novello

Japan House

Nem preciso dizer que a identificação entre São Paulo e a cultura japonesa é enorme. Todo mundo sabe disso. O bairro da Liberdade e os restaurantes japoneses são paixões paulistanas. E desde maio deste ano, a capital paulista tem a Japan House, um centro cultural encantador.

Logo quando abriu, eram filas e mais filas nos finais de semana que me fizeram adiar minha visita ao espaço. Mas agora que conheço, já é um dos meus lugares preferidos em São Paulo. É um pedacinho de delicadeza na avenida Paulista.

Na primeira vez que fui só pude admirar a beleza do prédio porque estavam trocando a exposição. E de cara se percebe a modernidade do lugar. Desta segunda vez, vi as mostras “Kengo Kuma – eterno efêmero” e “Subtle – sutilezas em papel”.

Kengo Kuma é o arquiteto responsável pelo prédio da Japan House em São Paulo e é homenageado nessa exposição que fica no térreo. É dele também o projeto do novo Estádio Nacional de Tóquio para os jogos Olímpicos de 2020. A maquete está exposta na mostra e é a única obra que não pode ser fotografada. Uma moça fica ao lado da maquete avisando, de forma muito gentil, que não são permitidas fotos do estádio.

No último andar, está a exposição sobre papel, com trabalhos minimalistas que impressionam demais. É incrível! As duas exposições ficam em cartaz até o dia 10 de setembro.

A Japan House ainda tem um restaurante no segundo andar, um café no térreo e duas lojas com objetos japoneses. No café doces que encantam os olhos. Eu experimentei o Choux Cream, que é uma espécie de carolina recheada com um creme maravilhoso. É um dos melhores doces que já comi, sem exagero.

A Japan House só fecha às segundas-feiras. Acho que o domingo é o dia mais cheio porque quem está na avenida Paulista (fechada para carros nesse dia) aproveita para visitar o espaço. O acesso é fácil e o melhor de tudo é que a entrada é gratuita. É imperdível!

Sobre fabiana novello

jornalista que gosta de lugares e histórias
Esse post foi publicado em Lugares, São Paulo e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s