Fazendo as pazes

Por Fabiana Novello

No início do ano, eu escrevi aqui sobre minhas decepções com a minha cidade no texto De mal de São Paulo. Pois então, demorou 7 meses, mas acho que hoje eu fiz as pazes com a minha cidade. Hoje eu olhei pra ela e gostei de novo.

Não deixei de ver seus defeitos. Não! Eu os observo todos dias e me revolto com eles. Mas sei que também tenho responsabilidade sobre eles e que se a gente quiser e fizer alguma coisa, São Paulo pode ser muito melhor.

Eu, por exemplo, comecei a cumprir uma promessa que fiz a mim mesma no ano passado também num post aqui. Comecei a andar mais a pé pela cidade e a deixar mais o carro na garagem. Dependendo do horário, vou a pé até para o trabalho numa caminhada que leva uns 40 minutos (com direito a uma parada para um espresso), ou 30 minutos num ritmo mais acelerado. A pé, dá pra ver melhor a cidade e ocupá-la com mais qualidade. Dá pra ver melhor as pessoas. Fora que espanta a preguiça.

Eu confesso que, às vezes, me canso dessa discussão toda entre ciclistas e motoristas. Ai, parece briga de torcida… uma chatice, me desculpem. Mas uma coisa é certa pra mim: quando São Paulo tiver menos carros nas ruas, ela será mais alegre, menos poluída, menos barulhenta, mais solidária, mais bem humorada. O trânsito só irrita e faz a gente perder um tempo danado. E não é no blá blá blá que as pessoas vão perceber isso. É experimentando. É dando uma chance para a cidade.

Eu estou tentando. Eu estou experimentando. É o começo. Uma pequena contribuição para a minha cidade. Ainda que as calçadas sejam uma pouca vergonha, que motoristas, motociclistas e ciclistas (também!) não respeitem os pedestres, São Paulo a pé é muito melhor, zilhões de vezes melhor do que de carro.

Sobre fabiana novello

jornalista que gosta de lugares e histórias
Esse post foi publicado em São Paulo e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s