O desejo de voltar

Por Fabiana Novello

Essa história toda de Estados Unidos e Cuba retomarem as relações me deu um desejo danado de voltar a ilha. Já escrevi sobre Havana e Varadero aqui. Faz 11 anos que estive lá. Fui procurar agora as fotos da viagem para remontá-la na minha cabeça e me deu uma saudade…  veio também aquele pensamento “eu podia ter ido a mais lugares nos país. Por que não fui?” Acho que não fui porque era a minha primeira viagem internacional e ainda não sabia como planejar direito tudo. E porque estava caro também. Na época, o dólar estava 3 reais.

Havana é o lugar mais singular que eu conheço. Acho que não deve existir no mundo nenhuma cidade parecida. É como se fosse uma volta ao passado. Minha sensação lá era que a cidade tinha parado um instante no tempo e caminhava lentamente atrás do resto do mundo. E também é cheia de energia das pessoas, um povo simples que gosta de conversar. Pelo menos pareceu ser assim pra mim. E é essa lembrança que tenho forte na minha mente. Aliás, lembro de algumas coisas, de alguns lugares, como se a minha viagem tivesse sido ontem.

Fico pensando como será daqui pra frente. Espero que tudo isso seja bom para os cubanos. Espero que esse embargo sem sentido acabe e que Havana continue do jeito que é: autêntica. Que continue sendo uma janelinha para o passado pra que ninguém esqueça a sua história, mas que tenha mais oportunidades para seu povo, que tenha mais liberdade.

Eu já sei o qual será a primeira coisa que farei quando eu voltar a Havana. Vou caminhar sem destino pelo Malecón. Depois vou procurar onde comer uma banana frita que comi na casa de uma família cubana. Que saudade! Hasta luego!

Rua de Havana

Rua de Havana

Sobre fabiana novello

jornalista que gosta de lugares e histórias
Esse post foi publicado em Cidades e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s