Madri ou Barcelona?

Por Fabiana Novello

Madri era a cidade mais bonita do meu pequeno mundo. E continua sendo, mas agora divide o posto com Barcelona.

Comecei a pensar sobre isso quando cheguei à capital da Catalunha. Era um fim de tarde de domingo. Andei pela Rambla até chegar à marina ( Port Vell ). Atravessei a ponte giratória lotada de gente, caminhei um pouco e sentei num banco para esperar o Sol se pôr. Duas brasileiras que estavam no último dia de viagem sentaram ao meu lado e a conversa começou. Uma delas me perguntou: “Madri ou Barcelona?” Eu tinha acabado de chegar, ainda não tinha como fazer a comparação. Mas, por que uma delas? Por que não as duas? Pois então, quando terminei minha viagem, escolhi as duas. Madri e Barcelona são as cidades mais bonitas do meu pequeno mundo.

Parque do Retiro, Madri

Parque do Retiro, Madri

Essa foi a segunda vez que fui a Madri. Já escrevi sobre ela aqui no blog. Dessa vez a temperatura ajudou. Fui a alguns lugares que eu não tinha ido como o belo Parque do Retiro. Caminhei pelo Paseo de la Castellana inteiro, fui ao bairro de Salamanca, onde está, por exemplo, o Jardim dos Descobrimentos e as ruas Serrano, Jorge Juan, Goya e Claudio Coelho que reúnem lojas lindas e caras. E voltei a outros lugares como o Mercado de São Miguel. Comi muito, claro. Aliás a comida é uma das razões de eu gostar tanto de Madri. A limpeza, o metrô (que eu achei muito eficiente e fácil de usar), a sensação de segurança, os paseos com suas árvores maravilhosas são outros fatores que me levam a ter certeza de que eu moraria tranquilamente na capital da Espanha.

Port Vell, Barcelona

Port Vell, Barcelona

Moraria também em Barcelona. Que cidade incrível! Tão viva, tão ativa, tão alegre. Sabe aquelas cidades que te chamam pra rua? Assim é Barcelona pra mim. Quanto mais você anda, mais quer andar. Quanto mais você conhece, mais quer conhecer e se encantar. E a crise parece que nem perto chegou da região. O bairro gótico, o mar Mediterrâneo, o porto, Gaudí, Eixample, Montjuic, Miró, as praias. Várias cidades em uma só. Acho que nem se eu tivesse ficado um mês eu teria conhecido e aproveitado tudo o que Barcelona tem. E sobre ela vou escrever mais em outros posts.

A consulta popular sobre a separação da Catalunha do resto da Espanha era assunto recorrente nos noticiários durante a minha viagem. A divisão existe lá. Mas no meu pequeno mundo, Barcelona e Madri ocupam o mesmo lugar.

Sobre fabiana novello

jornalista que gosta de lugares e histórias
Esse post foi publicado em Cidades, Lugares, Viagem e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Madri ou Barcelona?

  1. Pingback: De tirar o fôlego: Montjuic | Lugares e histórias

  2. Pingback: Toledo | Lugares e histórias

  3. luisagheller@hotmail.com disse:

    Amo viajar também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s