Mais uma vez Nova York

Por Fabiana Novello

Kobra-Cópia.jpg

Painel de Eduardo Kobra em prédio de Nova York

Outro dia estava vendo um programa do Anthony Bourdain e ele dizia que não gostou de São Paulo quando veio para cá pela primeira vez. Da segunda vez, teve outra impressão da cidade porque tinha amigos aqui. E quando ele disse isso, comecei a pensar no que me faz gostar de Nova York.

Gosto de Nova York porque tenho uma amiga que mora lá e conheci a cidade pela forma como ela vive. Aprendi a andar pelos bairros, a comer em lugares interessantes que não estão nos roteiros convencionais, a comprar em lojas legais; conheci parques e feiras que nem sabia que existiam na cidade. Se na primeira vez que fui, não conhecesse ninguém na cidade, eu gostaria dela mesmo assim porque é incrível. Mas com certeza seria diferente. Talvez tivesse menos graça. Eu teria aproveitado muito menos, teria outras impressões. Então acho que ter amigos em Nova York faz dela uma cidade ainda melhor.

Toda vez que chego em uma cidade, gosto de tirar minhas primeiras impressões logo na saída dos aeroportos. Por isso, geralmente, quando não estou muito cansada da viagem, vou observando o caminho. Faço isso também quando retorno a São Paulo. E na primeira vez que fui para Nova York, dentro do táxi, pensei que é preciso ter muita coragem para um estrangeiro morar lá. Dessa última vez, tive a certeza de que eu conseguiria morar tranquilamente por um tempo lá.

E essa foi também a primeira vez que fui durante a Primavera. As árvores já estavam com algumas flores. Ainda estava meio friozinho, mas durante o dia já dava até pra sentir um calorzinho bom. Nessa época, anoitece lá pelas sete, oito da noite, bem diferente do Outono, quando às cinco da tarde já não tem mais Sol.

Também reparei em algumas coisas que não tinha reparado antes. Nova York é muito, muito barulhenta. Será que em algum outro lugar do mundo se buzina tanto? Fui novamente a alguns lugares e fui a outros que ainda não conhecia como o High Line Park, a North Woods (uma floresta do Central Park) e  The Frick Collection (um museu que fica na casa que foi da família Frick). Mas sobre eles, vou falar no próximo post.

Sobre fabiana novello

jornalista que gosta de lugares e histórias
Esse post foi publicado em Cidades, Primavera, Viagem e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s