São Paulo e as outras cidades

Por Fabiana Novello

Vista do 8° andar da Câmara Municipal de São Paulo

Vista do 8° andar da Câmara Municipal de São Paulo

Toda vez que eu saio de São Paulo e vou seja para uma cidade aqui perto, na região metropolitana mesmo, seja para uma cidade de outro estado brasileiro ou de outros países, eu sempre faço comparações. É algo quase involuntário. Quando percebo já estou pensando como tal coisa é aqui.

E acho que São Paulo é imbatível em alguns aspectos, em algumas coisas. O café, por exemplo. Em nenhum outro lugar (entre os que eu conheço, claro) o café é tão bem tirado como aqui. Pode ser espresso, coado ou de qualquer outro jeito. O café de São Paulo é o café de São Paulo.

Outra coisa é a comida. Claro que se come muito bem em outras cidades. Mas a variedade que se tem aqui… acho que só tem aqui. Tem comida de tantos lugares. Arrisco até dizer que feitas aqui ficam melhores. Por exemplo, as churrascarias daqui são melhores do que as de Porto Alegre. O pão de queijo daqui é muito melhor do que o de Belo Horizonte. E tem mais: as padarias, as bancas de jornal, o brigadeiro, o pastel, a pizza, as feiras… E aquela história de que São Paulo não para é verdade. São Paulo tem tanta coisa…

Mas fica em desvantagem em muitos aspectos. Nossos serviços precisam melhorar. Eu já viajei muito sozinha e nunca tive grandes dificuldades em outras cidades. Fico pensando, então, em quem chega aqui pela primeira vez. Como é que se vira? Porque não acho São Paulo bem sinalizada para quem não está acostumado, para quem não a conhece. Onde consegue informação?

Outra coisa: as árvores. Madri e Montevidéu são muito mais arborizadas. Isso pra citar apenas duas cidades que estão neste blog. Em São Paulo, tenho a impressão que as árvores são vistas como um problema, como se estivessem sempre no meio do caminho, atrapalhando o prédio que “precisa” ser construído ou a avenida que está sendo ampliada. Tem lugar que nem árvore tem. E o asfalto das nossas ruas? São Paulo é remendada. Mal remendada. Tem também nossos rios que mais parecem esgotos.

Ainda sim, minha São Paulo, eu te adoro e não me canso de escrever sobre você.

Sobre fabiana novello

jornalista que gosta de lugares e histórias
Esse post foi publicado em Cidades, São Paulo e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para São Paulo e as outras cidades

  1. Leda disse:

    Perfeição de texto: nenhum café é como o de São Paulo, nenhuma comida é tão boa como a de São Paulo. Por isso sinto tantas saudades de casa, e a minha casa é São Paulo. Mas parece mesmo que só em São Paulo as árvores “atrapalham”. Acho que São Paulo devia abraçar uma árvore!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s