Por um inverno menos triste

Por Leda Letra*

“Você não pode lutar contra o frio do Hemisfério Norte. Não é possível que nada te agrade. Faça uma lista das coisas que você gosta e só pode aproveitar no outono/inverno.”

Central Park.

Central Park.

Deitada, com várias agulhas em meu corpo, ouvi atenta o conselho da minha acupunturista.

Este será meu sexto inverno em Nova York. É uma fase muito melancólica: o sol nasce muito tarde, depois das 7h30 da manhã e se põe super cedo, às vezes logo após as quatro da tarde. Além de dias escuros, o vento gelado aliado a temperaturas muito frias me deixa triste, com a sensação de que até minha alma está congelando.

Quando o frio chega, em outubro, posso finalmente tomar o Pumpkin Spice Latte, uma bebida do Starbucks à base de abóbora que só é vendida na temporada de inverno. É também nesta época que volto a tomar cidra de maçã quentinha e chás de vários tipos.

No Halloween, no Dia de Ação de Graças e no Natal, um canal de TV passa, no horário nobre da noite, filmes com a turma do Charlie Brown e Snoopy, que eu amo.

Nova York fica também mais vibrante em 31 de outubro: as casas todas decoradas para o Halloween, as crianças fantasiadas para ir à escola e depois, caminhando nas ruas ao final da tarde, fazendo a brincadeira do “Doce ou Travessuras”.

Só no inverno eu posso visitar a feirinha de Natal do Bryant Park: tem uma pista linda de patinação no gelo e várias tendas com decoração de Natal, comidas e bebidas quentinhas, típicas desta época do ano. Bom visitar no comecinho da noite: com todas as luzes e decoração, o lugar parece um sonho.

A Union Square também abriga uma tradicional feira de Natal, a partir do fim de novembro: adoro andar por lá, me aquecendo do frio com uma cidra de maçã e me permitindo um pretzel ou um waffle com chocolate e frutas.

O Dia de Ação de Graças é um feriado muito importante nos Estados Unidos, que eu aprendi a admirar: é uma data exclusiva para avaliarmos nosso ano e simplesmente agradecer por aquilo que temos na vida. O cardápio tradicional inclui peru com molho, purê de batatas, couve de bruxelas e torta de abóbora como sobremesa.

Logo após o “Thanksgiving”, todos os estabelecimentos comerciais começam a tocar “Christmas Carols”. Gosto muito de entrar nas lojas e ouvir as músicas tradicionais natalinas, como essa versão de Let it Snow, na voz de Frank Sinatra. (http://www.youtube.com/watch?v=vGRC2LYmHfU)

A cidade fica toda iluminada, decorada, e os pinheiros ocupam espaço nas calçadas, deixando Nova York com um cheirinho de pinho, de floresta. Sim, aqui as árvores de Natal são vendidas no meio da rua. Gosto todos os anos de ter uma pequena para decorar minha casa. Vou comprando os presentes e colocando em baixo da árvore para que fique cheia no dia 24 de dezembro.

waffle de banana com chocolate da Union Square

waffle de banana com chocolate da Union Square

Quando tem nevasca, fica mesmo perigoso sair de casa. Então aproveito para ver televisão debaixo das cobertas, comer chocolate, massa e tomar vinho. Com o aquecimento do apartamento funcionando a mil, dá pra esquecer, por algumas horas, que a temperatura lá fora pode estar a 10 graus negativos.

Recebi aquele conselho no começo deste outono. Desde então venho fazendo este exercício, por um inverno mais feliz.

*Leda Letra é jornalista e tem outros textos neste blog como o Verão em Nova York

Sobre fabiana novello

jornalista que gosta de lugares e histórias
Esse post foi publicado em Cidades, Inverno, Lugares, Viagem e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Por um inverno menos triste

  1. Lendo o texto relembrei dos lugares que você me apresentou em Nova York. Que saudade!

  2. Leda disse:

    Você tem passe VIP para voltar a hora que quiser, você sabe… saudades das suas temporadas aqui!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s