O Brás

Por Luciana Novello Santos*

Não conhecia o Brás. O pouco que sabia sobre o bairro aprendi lendo livros e jornais. O bairro, na região central de São Paulo, que recebeu imigrantes espanhóis, italianos e portugueses no início do século XX, hoje é o “paraíso” das compras: roupas, sapatos, bolsas… Agora conheço, pelo menos um pouco, além das leituras. Acompanhei, junto com um colega, um grupo de alunos.

Procurei contemplar o bairro a partir do olhar dessas crianças: um lugar novo (para nós!), cheio de histórias e com muito a contemplar. Conhecemos, por exemplo, o Largo da Concórdia onde está o Monumento ao Migrante Nordestino, uma escultura enorme em formato de chapéu. Gente? Muita! Comprando, conversando, trabalhando! Contemplando? Só nós! Quem passa por ali mal olha a sua volta. Entre os “pequenos” diversas sensações: interesse, entusiasmo e uma mistura de insegurança e curiosidade. Opiniões? Muitas: “Que lugar legal!”; “Quanta gente!”; “Que sujo!”; “Quanta loja!”…

Interessante, cheio de gente, maltratado… Foi esse o Brás que conheci! E me pareceu muito diferente daquele que encontrei nos livros: um bairro onde as famílias de imigrantes se reuniam para o almoço de domingo, as crianças brincavam na rua e os homens se reuniam nos armazéns para ouvir e conversar sobre futebol.

*Luciana Novello Santos é professora, formada em Ciências Sociais e pós-graduada em Educação Infantil. 

Sobre fabiana novello

jornalista que gosta de lugares e histórias
Esse post foi publicado em Lugares, São Paulo e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O Brás

  1. Uma vez tive que fazer uma reportagem sobre o Brás e tive dificuldade para encontrar moradores antigos. Acho que ele se transformou em um bairro de passagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s