O Vale do Anhangabaú

Por Fabiana Novello

Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo.

Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo.

Não sei quando comecei a gostar do Vale do Anhangabaú. Muito menos quando ele se tornou um dos meus lugares preferidos no centro de São Paulo. Talvez tenha sido quando me tornei repórter e passei a visitá-lo com frequência.

Já foram tantas reportagens nele, mas nenhuma sobre ele. Manifestações, entrega de viaturas, formatura de policiais militares, shows, feiras… Teve uma vez que eu estava parada quase embaixo do Viaduto do Chá conversando com uma outra repórter quando, de repente, senti um “tranco” nas costas que me jogou pra frente. Eu achei que tivesse sido atropelada por um daqueles carrinhos que trafegam ali. Mas não foi isso. Foi uma moradora do Vale ou da região que me chutou. Eu levei um grande susto e ela saiu correndo, rindo, gritando…

Gosto do desenho do Vale do Anhangabaú. É, pra mim, o espaço mais livre do centro. Lotado de pessoas que passam por ele diariamente, é certo. Mas é aberto e isso me dá uma sensação de liberdade. Dá até vontade de correr por ele. Além disso, está está entre os viadutos Santa Ifigênia e do Chá, que eu também gosto.

Mas anda muito maltratado. Sujo, cheira mal. Há buracos, pichações, os canteiros estão mal cuidados, há pedaços de pisos jogados no meio do mato. O Anhangabaú precisa de atenção. Pede socorro. Que cidade é essa que não cuida de seus espaços?

PS: Depois que escrevi esse post, li em alguns sites que a Prefeitura pretende fazer obras no Vale do Anhangabaú, no valor de R$ 10 milhões, antes da Copa de 2014. Vamos aguardar… Bom mesmo será quando o motivo de qualquer intervenção em espaços públicos for o simples compromisso de preservá-los.

Sobre fabiana novello

jornalista que gosta de lugares e histórias
Esse post foi publicado em São Paulo e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O Vale do Anhangabaú

  1. Pingback: São Paulo: meus lugares e desejos | Lugares e histórias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s