No ônibus, no metrô

Por Fabiana Novello

Eu já usei mais ônibus e metrô do que hoje. Muito mais! E entre os dois, sempre preferi o ônibus. É claro que reconheço todas as vantagens do metrô, mas ele, às vezes, me provoca enjoo. Coisas do labirinto… Só posso sentar naqueles bancos de lado, sabe? Ou ir em pé. E no ônibus também dá pra sentir o vento e ir olhando os prédios, as ruas, os caminhos.

Mas os dois têm uma coisa em comum pra mim. São lugares que me fazem, às vezes, observar as pessoas, o que fazem no caminho. Uns leem, mandam mensagens ou olham as redes sociais, outros conversam. Há os que dormem. Eu já dormi algumas vezes. Já até fiquei feliz com o trânsito parado por possibilitar que eu dormisse um pouco mais antes de ser obrigada a descer. Enfim…

E acho que algumas pessoas fazem a mesma coisa que eu: observam. E nessa observação, tento adivinhar ou imaginar como é a vida de cada um. O que fazem? Onde moram? Por que estão ali? Estudam? Em que trabalham? São casados? Solteiros? Filhos? Será que saíram cedo de suas casas? E quando chegarão? Em quem votam? Alguns talvez nem se interessem por política. Será que têm os mesmos hábitos que eu? Talvez alguns gostos iguais. Quais são suas aflições, seus problemas?

E assim segue a viagem, de estação em estação, de ponto em ponto. Vou criando histórias. Uma distração que faz o congestionamento ser menos incômodo. Um exercício que me faz pensar. Somos cada um e ao mesmo tempo mais um. Somos diferentes e ao mesmo tempo iguais.

Sobre fabiana novello

jornalista que gosta de lugares e histórias
Esse post foi publicado em histórias, Lugares e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s