Trancoso

Por Fabiana Novello

Casinhas do Quadrado, Trancoso
Casinhas do Quadrado, Trancoso

Trancoso tem Sol, mar e areia. E uma boa caminhada até chegar às praias. A não ser que você esteja hospedado à beira-mar. Se não estiver, enfrente a caminhada diariamente porque depois que você aprende o caminho, chega rapidinho. Logo vai encontrar a Praia dos Coqueiros, a mais cheia. Mas tem também a Praia do Rio Verde, a mais bonita e tranquila.

Em Trancoso tem o Quadrado, com casinhas, pousadas, restaurantes, lojas, uma igreja e um mirante. E uma vista linda. E cachorros. Pequenos, grandes, enormes. Soltos.

Em Trancoso tem moqueca e peixe de todos os tipos. Na praia, tinha um sanduíche de atum delicioso. E água de coco. Um pouco antes do Quadrado, lembro que tinha uma creperia em frente a uma livraria. Tinha bolo de cenoura, café espresso e brigadeiro na colher que a dona do lugar gentilmente pegava do recheio feito para o crepe.

Caraíva

Caraíva

Na minha viagem a Trancoso teve carro quebrado na estrada que, por sinal, era muito ruim. Sorte que era de dia! Lá tem um ônibus (bem mais ou menos) que leva para outras praias. Ali perto está a linda Praia do Espelho. Depois dela, está a bela Caraíva, com rio e mar. Carros e ônibus não entram. O acesso é de barco; na verdade, um barquinho.

Em Trancoso tem turistas. Muitos vão só passar o dia. Fora de temporada, os grupos são menores. Alguns bares nem funcionam. Aí o lugar fica um sossego… o tempo passa devagar… dá até uma preguiça…

Sobre fabiana novello

jornalista que gosta de lugares e histórias
Esse post foi publicado em Lugares, Viagem e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s