A rua

Por Fabiana Novello

A rua onde ficava a casa em que eu passei a minha infância era bem tranquila. Paralelepípedos. Adoro paralelepípedos. Quase não passava carro nos fins de semana. Às vezes, um ou dois durante as tardes de domingo.

Na quadra em que eu morava tinha apenas um prédio. Depois vieram outros… Árvores, já naquela época, eram poucas. Nas esquinas, ficavam duas vendas. Eu e minha irmã gêmea gostávamos de comprar paçoca, doce de leite, pé de moleque, sorvete. Não sempre porque, muitas vezes, não tínhamos dinheiro.

Na calçada, a gente desenhava amarelinha. Corríamos de uma ponta a outra. Brincávamos de esconde-esconde. Descalças ou de chinelos. Perigo, violência. Que nada! A rua era nossa!

Quando tinha Copa do Mundo, a rua era tomada pelo verde e amarelo. Moradores de alguns quarteirões pintavam o chão em homenagem a seleção.

Hoje, de quem são as ruas? Dos carros, das motos, dos ônibus, das obras e até da sujeira, dos buracos. E um pouco dos pedestres. A não ser em eventos. Neste carnaval, por exemplo, os blocos ganharam mais força em São Paulo e as pessoas foram para as ruas. Todo mundo comemorou a “grande” conquista. É certo também que alguns grupos têm organizado atividades nas ruas numa tentativa de mostrar que esses espaços são nossos. Mas no dia-a-dia, ainda há ruas que a gente tem que pedir licença pra passar e há também aquelas por onde ninguém quer ou pode caminhar.

Sobre fabiana novello

jornalista que gosta de lugares e histórias
Esse post foi publicado em Lugares, São Paulo e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A rua

  1. Luciana Novello disse:

    Me emocionei!! Bons tempos!! Também tinham as bisnagas de água no carnaval!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s