Status: ocupado

Por Fabiana Novello

Janelas fechadas com plástico e madeira

Três crianças saem. Depois mais duas. Todas com mochilas nas costas. Devem ter entre 7 e 10 anos. Estão indo para a escola. Uma moça desce as escadas carregando um carrinho de bebê. Não há mais elevador no local. No térreo, duas mulheres conversam. Todas moram em um prédio ocupado, no centro de São Paulo.

Janelas quebradas, fechadas com tijolos, madeira ou plástico. Paredes descascadas, riscadas, pichadas. Corredores escuros, portas improvisadas, infiltrações. Um fio puxado aqui, outro por cima, mais outro ali e assim conseguem ter energia elétrica.

Num “apartamento” há um fogão de seis bocas, geladeira, um armário, um pequeno sofá e uma televisão. Ao fundo, uma cama de casal. Um tecido pendurado separa a sala do que seria o quarto. Tudo tão apertado que mal dá para andar pelo local. Em outro, uma senhora fez da parte da frente o seu sustento. Montou um pequeno comércio em que vende biscoitos, ovos, salgadinhos, sanduíches. “Dá pra viver, graças a Deus”, diz.

No primeiro andar, há uma espécie de terraço que liga a parte da frente à do fundo. Nele, os moradores colocaram varais para pendurar suas roupas. É também nesse espaço que guardam suas bicicletas.

Espaço onde colocaram varais e guardam bicicletas

São pelo menos duas mil pessoas que moram de forma irregular no prédio. Sem saber até quando poderão ficar. Essa ocupação ocorreu há dois anos. Outras foram feitas antes. Atolado em dívidas, o edifício foi abandonado há tanto tempo que ninguém sabe dizer ao certo. Mais um entre vários no centro da cidade.

Moradia improvisada, ilegal. De quem não tem outro lugar nem como pagar.

Sobre fabiana novello

jornalista que gosta de lugares e histórias
Esse post foi publicado em São Paulo e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s