Aparecida

Por Fabiana Novello

Já fui tantas vezes a Aparecida que nem sei dizer ao certo. Fiz tantas reportagens, ouvi inúmeras histórias que, pra mim, é impossível ficar indiferente. Antes de mais nada, quero deixar claro que não vou falar de religião aqui. Mas sim do que já vi.

Aparecida é uma cidade simples que fica no Vale do Paraíba, em São Paulo. A estrutura está longe de ser a ideal, mas já foi pior. E, na verdade, acho que quem vai até lá, não está nem um pouco preocupado com isso. Quem vai a Aparecida busca outro tipo de conforto.

Já vi romeiros chegando a pé, caminhando pelo acostamento da Dutra. Pessoas de tantos lugares, que viajam horas ou até dias. Já vi gente atravessando de joelhos aquela passarela que liga a igreja antiga ao Santuário. Já vi pessoas acendendo inúmeras velas e enfrentando filas enormes para ver a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Já vi o papa Bento XVI.

Já vi tanta gente chorando, pedindo, implorando… Já chorei junto porque pra mim é impossível fingir que a dor do outro não existe. Houve uma época em que os pedidos eram, principalmente, de emprego. De uns anos pra cá, acho que isso mudou. A saúde talvez seja a maior preocupação agora.

Já vi tanta gente agradecendo, sorrindo. Já vi expressões de alívio. Já vi tanta esperança… E é isso que sempre fica em mim quando ouço as histórias, quando vejo todas aquelas pessoas. Esperança.

Sobre fabiana novello

jornalista que gosta de lugares e histórias
Esse post foi publicado em Lugares e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s