O pátio da escola

Por Fabiana Novello

O chão era vermelho. Feito de pedacinhos de cerâmica. Daqueles que, quando a gente cai, machuca. Era enorme. Para uma criança, então, que vê tudo grande, era maior ainda.

Colada nele ficava uma quadra onde a gente jogava queimada. A sua frente, um “escadão”. Era ali que a gente sentava pra ver jogos, tomar lanche ou ver as danças de alguma festa. Eu tinha medo de cair dali. Afinal, equilíbrio nunca foi meu forte. Mas isso nunca aconteceu. Já com amigas minhas…

A maior parte do pátio da escola (a única em que estudei) era descoberta. Não tinha árvores. Talvez tenha sido ali que a minha amizade com o Sol tenha começado. As pombas eram visitas constantes. Eram dezenas. E eu achava tão divertido correr atrás delas.

Na parte coberta tinha o “anjinho”. Era tipo um palco, com o mesmo chão vermelho, com pedacinhos de cerâmica. Era lá que a gente brincava de “anjinho”, uma brincadeira que era mais ou menos um pega-pega. Não lembro por qual motivo o lugar e a brincadeira tinham esse nome. Acho que ninguém nunca me disse, na verdade. Mas os anos se passavam, novas crianças chegavam e a brincadeira passava de geração para geração. Pura diversão. Coisas da infância.

Sobre fabiana novello

jornalista que gosta de lugares e histórias
Esse post foi publicado em Lugares e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O pátio da escola

  1. Luciana Novello disse:

    O “anjinho” era uma espécie de “folclore” de nossa escola, uma tradição! Acredito que o nome venha do painel com motivos religiosos que ficava ao fundo! Bons tempos…

  2. Luciana Palmieri disse:

    Era isso mesmo… o nome vinha do painel!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s