Los caracoles

Por Fabiana Novello

Era pra ser uma viagem para Buenos Aires e Santiago. Decidi incluir Mendoza no roteiro porque queria ir para Santiago de ônibus. Queria ver os Andes. Conhecer os tais caracoles.

Peguei o ônibus cedinho em Mendoza para uma viagem de umas 6 horas (acho) até Santiago. Sentei na segunda fileira, na janela. Era setembro, inicio da Primavera. Dizem que nessa época ainda ocorrem nevascas na região que acabam interditando a estrada. Eu tive sorte. Caminho livre.

A viagem é tranquila. A parada ocorre somente na fronteira da Argentina com o Chile. Uma bagunça. Uma sujeira. Passaportes verificados, o ônibus segue. Já em território chileno, começa a descida pelas famosas curvas. Los caracoles! O caminho é estreito: uma faixa para subir e outra para descer. Caminhões, ônibus, carros. O motorista é habilidoso. Faz as curvas abertas, invadindo a contramão. Pequenos abismos, um frio na barriga… Mas, por incrível que pareça, não senti medo nem enjoo. E lá estavam elas, as montanhas! Ainda branquinhas… fizeram meus olhos brilharem.

Fotografei o caminho todo. Na época, eu não tinha câmera digital. Era com aqueles rolinhos de filme. Tinha colocado um de 36 poses. Tirei umas 20, acho. O resto do filme terminei em Santiago. Só quando eu cheguei a São Paulo, quando mandei revelar as fotos, soube que tinha perdido tudo. O filme rodou inteirinho, mas nenhuma foto foi registrada. Um problema na máquina que eu nem entendi qual foi. Foi a última vez que a usei. Nem a tenho mais. Mas a imagem das montanhas branquinhas sempre terei comigo.

Sobre fabiana novello

jornalista que gosta de lugares e histórias
Esse post foi publicado em Lugares, Viagem e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Los caracoles

  1. Roberto Nonato disse:

    Showww!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s