Lugares que incomodam

Por Fabiana Novello

Palácio das Indústrias, no Parque Dom Pedro II, São Paulo

Acho que todo mundo, se parar pra pensar, vai lembrar de pelo menos um lugar que lhe cause um desconforto, uma sensação estranha. A construção, a iluminação, a sujeira, o barulho ou uma lembrança ruim. Várias coisas podem tornar um lugar desagradável.

Em São Paulo, por exemplo, alguns lugares me incomodam. O elevado Costa e Silva, o “Minhocão”, é uma das maiores agressões a cidade. Embaixo, um corredor de escuridão. Em cima, um corredor de poluição. É a solução que virou problema.

O Memorial da América Latina também me desagrada. Um excesso de concreto, uma iluminação escura no auditório. Toda vez que entro lá sinto uma espécie de “zueira” na cabeça…

Mas acho que nada me incomoda mais em São Paulo do que a região do Parque Dom Pedro II. Por mais que placas informem que a área está sendo recuperada, eu só vejo sujeira e abandono. Um mau cheiro… Lá está o Palácio das Indústrias. A primeira vez que entrei nele ainda era sede da Prefeitura de São Paulo. O salão azul, que era usado para eventos, era o que mais me incomodava. Me dava um mal estar… Hoje, é sede do museu Catavento. Um uso muito mais adequado (acho). Pelo menos, agora, não tem mais aquele aspecto sombrio. É divertido. O acesso ao local, no entanto, continua ruim. Caminhar pelas ruas da região e não ser assaltado é quase um desafio.

Sobre fabiana novello

jornalista que gosta de lugares e histórias
Esse post foi publicado em Lugares, São Paulo e marcado , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Lugares que incomodam

  1. Olha só, Fabi, eu e a Thais Fascina conversamos sobre isso outro dia. Durante uma visita a Ouro Preto, ela visitou várias igrejas históricas, mas em uma delas, sentiu-se muito mal, não conseguiu tirar um enorme peso das costas, só melhorou quando saiu. Acho que todos temos lugares que incomodam e lugares que realmente machucam, às vezes sem sabermos porquê… bjs

  2. Luciana Novello disse:

    Realmente o Museu é muito bacana, mas a região praticamente abandonada pela Prefeitura de São Paulo! Uma sujeira!

  3. vehfire disse:

    São Paulo sempre gera um incômodo. Mesmo andando por regiões mais bem cuidadas no centro e jardins, há sempre o desconforto com o mau-cheiro, os moradores de rua, o descaso com a cidade de forma geral e com as pessoas. Não acho normal pessoas morando nas ruas, me sinto péssima!

  4. Eu acho que não dá pra generalizar. São Paulo tem muitos defeitos, tem muitos problemas, tem muita sujeira, tem muito abandono, mas também é cheia de lugares e pessoas interessantes. Eu amo São Paulo com todos os problemas que ela tem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s