Um sonho japonês

Por Renata Miranda*

Santuário do Buda no Parque de Ueno

O relógio marcava pouco mais de 3 horas quando saí de uma festa que ocupava três andares de um prédio no bairro de Shibuya e tinha como DJs duas meninas vestidas de Branca de Neve.

O céu não tinha estrelas naquela noite, mas a madrugada era daquelas quentes e úmidas e, vez ou outra, causava surpresa com uma brisa fraquinha – produto dos poucos carros que passavam em alta velocidade por uma das principais avenidas de Tóquio.

Apagada para poupar energia depois do terremoto seguido de tsunami que, há seis meses, havia devastado o norte do país, a capital japonesa estava em silêncio nas primeiras horas daquele 11 de setembro de 2011. Era como se Tóquio soubesse que aqueles seriam meus últimos momentos no lugar mais fascinante que já tive a sorte de visitar.

O Japão sempre foi um sonho para mim. Talvez seja por isso que minhas lembranças sejam carregadas de toques de surrealismo. Foram duas das mais incríveis semanas da minha vida que passei ali, onde o caos é organizado, o ruim é bom e o velho é novo.

Tóquio trava diariamente uma batalha consigo mesma. Lá, o moderno e o tradicional estão em constante duelo. E esse confronto pode ser visto todos os dias na estação de Shinjuku que, durante a hora do rush, tem suas dezenas de corredores tomados por uma espécie de formigueiro humano. Enquanto isso, não muito longe dali, no Parque de Ueno, a tranquilidade reina absoluta nos templos e santuários xintoístas, provando que é possível encontrar paz no meio de mais de 36 milhões de pessoas.

*Renata Miranda é jornalista

Sobre fabiana novello

jornalista que gosta de lugares e histórias
Esse post foi publicado em Lugares e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Um sonho japonês

  1. Renata Miranda disse:

    obrigada, fabi ❤

  2. Leda disse:

    #orgulho. Mostrou sua paixao pelo Japao!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s