Uma carioca em São Paulo

Por Liriane Rodrigues*

Liriane em sua primeira visita à avenida Paulista, logo quando chegou em São Paulo.

À primeira vista São Paulo assusta. Até quem está acostumado com uma cidade movimentada como o Rio se sente perdido diante de tanta gente. Vir morar em uma das maiores metrópoles do mundo, deixando para trás família e amigos, foi um desafio.

Uma das primeiras impressões que tive foi a de que os paulistanos perdem a hora todos os dias, dada a correria nas ruas e nos transportes públicos. Também me deixou chocada o fato das pessoas não terem o hábito de dar atenção aos que estão ao redor. São poucos os que se arriscam a oferecer ajuda ou até mesmo a trocar palavras com desconhecidos no metrô, no ponto de ônibus e nas filas. No meio da multidão, existe solidão. Precisa-se de tempo para perceber que os paulistanos não são assim tão antipáticos como pode parecer à primeira vista. Na verdade, basta que sejam conquistadas intimidade e confiança para eles se mostrarem ótimos amigos e excelentes parceiros.

Muitas outras coisas também chamam a atenção de quem vem de fora. Por exemplo, o tempo que muda a todo instante, indo do verão ao inverno em poucos minutos; as palavras diferentes que mostram que, apesar de próximas, Rio e São Paulo são cidades bem diferentes (aqui quentinha é marmitex, van é lotação, biscoito é bolacha e engarrafamento não existe, só congestionamento); e o sotaque, claro. Depois de cinco meses, ainda acho graça do jeito de falar desse povo.

Mas o mais legal em São Paulo é a mistura de pessoas tão diferentes. A sensação é de que a identidade da capital paulista é justamente não ter uma identidade.

*Liriane Rodrigues é jornalista e mora em São Paulo desde dezembro de 2011.

Sobre fabiana novello

jornalista que gosta de lugares e histórias
Esse post foi publicado em São Paulo e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Uma carioca em São Paulo

  1. Sou suspeita porque amo São Paulo. A cidade é cheia de problemas, mas aqui sempre cabe mais um. Bem-vinda sempre, Liriane!

  2. fernandoconversa disse:

    Gostei muito de saber que a Liriane curtiu a nossa cidade. Nossa? Sim, ela também é sua Liri! Ótimo blog Fabi!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s