Bogotá

Por Fabiana Novello

Monalisa de Botero. A obra está no Museu Botero, em Bogotá

A Colômbia tem basicamente duas estações: inverno e verão. Pelo menos foi o que me disseram lá. O inverno significa principalmente chuva. Quando eu estive em Bogotá, chovia muito. Era inverno e a Colômbia sofria também os efeitos do La Niña. Algumas cidades estavam em situação de emergência. Mas, a chuva não me atrapalhou.

Bogotá é uma agradável surpresa. Não posso dizer que a conheci totalmente. Fiquei principalmente na zona Rosa e na Candelária. Por isso, quando me perguntam se é uma cidade segura, digo “onde estive, sim”. É claro que em algumas ruas fiquei mais atenta, o que é normal pra quem vive em São Paulo. Acho que, na verdade, ainda existe muito preconceito nosso com a Colômbia. Aliás, não encontrei nenhum brasileiro na capital colombiana.

O trânsito em Bogotá é complicado. Os taxistas são simpáticos, gostam de conversar, mas correm. E é melhor perguntar o valor da corrida antes porque o preço não será o que estará marcado no taxímetro. No transporte público, eles têm o Transmilenium que “importaram” de Curitiba. São ônibus sanfonados que andam por corredores exclusivos e param em estações.

Na Candelária, está a parte mais antiga da cidade. Lá estão a praça Bolívar, com o Congresso Nacional, o Palácio da Justiça, a Catedral e a Prefeitura; a sede do Governo do país; o Centro Cultural Gabriel García Márquez e o Museu Botero. A Monalisa de Botero é o meu quadro preferido.

A zona Rosa é uma área mais moderna. Ruas limpas, prédios mais baixos. Lá está a zona T, onde os carros não entram. A área é conhecida pelas baladas, bares, restaurantes, cafés, hotéis, lojas. Dá pra conhecer tudo a pé. E espalhados pela cidade estão os Cafés de Juan Valdez. Na estética, eles seguem a linha do Starbucks. Mas, com mais qualidade. Quanto ao café colombiano… é bom, mas o brasileiro é muito melhor.

Sobre fabiana novello

jornalista que gosta de lugares e histórias
Esse post foi publicado em Cidades e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Bogotá

  1. Leandro Manço disse:

    Não gostei do café colombiano…fraco demais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s