Por Fabiana Novello
Fui a Brasília duas vezes. Por enquanto. Uma a trabalho, outra para um casamento de uma amiga querida. Na primeira vez, fiquei uns vinte e poucos dias. Fui cobrir férias de um repórter da rádio Eldorado de São Paulo, onde eu trabalhava na época. Para um jornalista, Brasília é um “prato cheio”.
Cheguei num sábado, um colega me pegou no aeroporto. Ele tinha que fazer um plantão na Granja do Torto, mas antes me levou para um rápido passeio na Esplanada dos Ministérios, na Praça dos Três Poderes… Sabe quando você sente os olhos brilharem? Logo elegi o prédio do Congresso Nacional como o meu preferido.
Estar na capital federal é estar no centro do país! Brasília é uma mistura de sotaques. É um lugar de passagem, ainda que eu conheça pessoas que fizeram dela o seu lugar para viver. É uma capital distante de seu povo. Diferentemente de capitais de outros países que são muito mais do que sedes de seus governos, Brasília, para mim, parece não ter outra vocação além da política. Ainda sim, todo brasileiro deveria conhecê-la.
eu passei pouco mais de 24 horas em brasília. não gostei, mas concordo demais com tudo que vc escreveu.