Lugares ignorados

Por Fabiana Novello

Um dia na região de São Mateus, zona leste da cidade de São Paulo. Cheguei antes das seis horas da manhã. Ainda estava escuro. Alguns moradores já me esperavam. Queriam falar das (péssimas) condições do lugar onde viviam. Me levaram até a casa de uma moradora. Assim como outras, era na beira de um córrego. Seguimos a pé. No caminho, muita sujeira. Alguns barracos eram tão próximos ao córrego que era até difícil caminhar. Chegamos. A casa era pequena: sala com cozinha junto e um quarto. Três filhotes de gato, muito pequenos, andavam de um lado pra outro. Dava medo de pisar em algum deles. A dona da casa, uma senhora, me esperava com uma pequena mesa arrumada: café e bolo de fubá feitos na hora. Era o nosso café da manhã.

Outro dia entre Itaim Paulista e São Miguel Paulista, também na zona leste da capital paulista. No carro, eu, o motorista e dois moradores da região. Também me falavam das carências do lugar. Eram tantas… “Está vendo ali na frente?”, um deles perguntou. “Sim”. Mas, na verdade, ainda estava longe e eu não conseguia identificar o que era. Nos aproximamos. Eram dezenas de postes de madeira, totalmente improvisados, cheios de fios. Era assim que conseguiam energia elétrica. Havia lixo por todo lado. Uma mulher sai de sua casa, caminha alguns metros e joga um saco no meio de uma “rua”. Pergunto se há coleta. “Às vezes, passa um caminhão. Mas não entra, então a gente tem que deixar aqui pra ele pegar”

Faz tempo que estive nessas duas comunidades, talvez oito anos. São imagens que não esqueço de lugares ignorados pelo resto da cidade.

Sobre fabiana novello

jornalista que gosta de lugares e histórias
Esse post foi publicado em Lugares, São Paulo e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s